quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tanta Estrela Por Aí. . . (Raul Rock Seixas)

 Raul-seixas

Hoje a noite tem show aqui na cidade. Raul Seixas vai cantar para todos nós e mostrar o que, realmente é o bom e velho rock.

Nem sempre gostei de Raul Seixas, não vou mentir. Ouvia meu pai ouvindo aquelas músicas super antigas e me perguntava: “Por que diabos meu pai gosta tantos dessas velharias?”. 

Mas, parei, ouvi melhor, e agora são grande apreciador das músicas de um dos maiores (senão o maior) cantor e compositor da música brasileira e do Rock ‘n Roll nacional. Pude observar isso ao ver meus dados no lastfm.com, um dia desses o cara tava na 21º posição. Mas, a partir daí passei a ouvir mais e MAIS E MAIS, e hoje é o 8º do meu ranking de todos os tempos.

Raul Santos Seixas nasceu em Salvador em 1945 e foi um famoso cantor e compositor brasileiro (com grandes composições principalmente ao lado de Paulo Coelho), frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza".

Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião e de fato conseguiu unir ambos os gênero musicais em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing”. Seu álbum de estreia, Raulzito e Os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-Ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo”, "Mosca na Sopa” e “Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que ele creditava como "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada no MELHOR ÁLBUM DE RAUL NA MINHA OPINIÃO, Gita (1974), influenciado por figuras como o satânico Aleister Crowley.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stones Brasil promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª, encabeçando nomes como o grande Milton Nascimento, assim como Maria Bethânia e o nosso eterno Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira onde o seu Krig-Ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição, demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.

 

HOJE A NOITE TEM ROCK DE VERDADE AQUI NESSA CIDADE CHATA…  AMANHÃ EU CONTO PRA VOCÊS COMO FOI.

 

Raul Seixas  30

TOCA RAUL   \m/

 

 

Por: Dr. Robert

Um comentário:

  1. Grande verdade, desde de pequena toca ele aqui em casa, cresci ouvindo, o cara é MESTRE! Bom show, aproveite por mim! :D

    ResponderExcluir